Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 21 • • Nº 39

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Maria Lucrécia Zavaschi dá nome à Unidade de Psiquiatria de crianças e adolescentes do HCPA

  • Maria Lucrécia Zavaschi (3ª à esquerda) recebeu homenagem da direção e do corpo clínico do HCPA

O legado da ex-presidente e ex-diretora do Instituto de Psicanálise da SPPA, Maria Lucrécia Zavaschi, na história da Psiquiatria e da Psicanálise de Infância e Adolescência no RS está reconhecido em uma emocionante homenagem realizada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em 22 de fevereiro de 2022, foram inauguradas as instalações da Unidade Professora Maria Lucrécia Zavaschi, em referência ao trabalho desenvolvido por ela como professora e chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCPA entre 1995 e 2002, serviço este que além de atender a uma necessidade da comunidade, também serve de local de estágio para residentes de Psiquiatria/Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do RS (UFRGS).

O Chefe do Serviço de Psiquiatria Infantil, Luis Augusto Paim Rohde salientou o papel de Maria Lucrécia que, nas suas palavras, “é um modelo de professora na área de psiquiatria de crianças e adolescentes, e um modelo em saúde mental de crianças e adolescentes em nosso estado, em nosso país e internacionalmente”.

Visivelmente emocionada, Maria Lucrécia lembrou que a unidade é a realização de um sonho que tem há mais de 25 anos, quando foi criado o serviço de psiquiatria da Infância e Adolescência do HCPA, em 1995. E destaca que o Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS foi fundado predominantemente por psicanalistas, sendo que o “pensamento psicanalítico permeia a formação de nossos psiquiatras até os dias atuais”.

Crédito das fotos: Clóvis de Souza Prates | Coordenadoria de Comunicação/HCPA