Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 21 • • Nº 40

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Relações entre categorias de sexualidade e de gênero são temas de grupos de estudos

  • O tema da violência contra a mulher tem sido o foco dos estudos no momento

O COWAP/Brasil é o Comitê de Mulheres e Psicanálise que se dedica a estudar as complexas relações entre categorias de sexualidade e de gênero, assim como as influências culturais e históricas na construção das teorias psicanalíticas relacionadas ao feminino e ao masculino, tratando ainda de temas afins e suas complexidades na constituição da subjetividade humana. O tema da violência contra a mulher tem sido o foco neste momento.

Coordenado por Ângela Wirth, o COWAP/SPPA é a extensão destes estudos em nossa sociedade, promovendo reuniões mensais para discussões com convidados especiais que tratam destes temas com profundidade. Além disso, possui atualmente dois grupos de estudos sistemáticos. Um deles é ativo desde 2020, sob a coordenação de Laura Meyer da Silva, com o foco nos temas feminino e gênero, resultando na escrita do artigo “Reflexões sobre o feminino: de Lilith à contemporaneidade”, apresentado na reunião do comitê no dia 19/10/2022. O outro grupo criado em 2021 e estuda “Parentalidades”, sendo coordenado por Lígia Somenzi e Miriam de Santis. Atualmente, o COWAP/SPPA está com vagas abertas para um novo grupo de estudos enfocando a violência contra as mulheres.

A reunião da COWAP/SPPA, realizada em novembro, teve como convidada a psicanalista Cândida Sé Holovko, membro efetivo da SBPSP, que apresentou o seu artigo sobre a violência contra as mulheres.