Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 21 • • Nº 39

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Mulheres e Psicanálise

  • Comitê foi criado com a finalidade de refletir psicanaliticamente sobre as problemáticas femininas.

O COWAP Comitê Mulheres e Psicanálise (Committee on Women and Psychoanalysis – COWAP, IPA), foi criado em 1998 com a finalidade de refletir psicanaliticamente sobre as problemáticas femininas.

O COWAP Brasil é um espaço interdisciplinar que se dedica às questões referentes à feminilidade, masculinidade, sexualidades, relações de gênero, fertilidade assistida, novas configurações familiares, funções parentais, diversidades sexuais e de gênero, violência contra mulheres, crianças e temas afins.

O grupo da COWAP/SPPA, gestão 2022 – 2023, é coordenado por Ângela Fleck Wirth e Iara L. L. Wiehe, representante dos membros aspirantes. Nosso grupo foca no estudo desses assuntos através da compreensão psicanalítica e é aberto a todos os membros da SPPA.

A reunião de março teve como convidado o psiquiatra, psicanalista da SPPA e ex-presidente da IPA Claudio Laks Eizirik, que abordou “O pai, a função paterna, o princípio paterno: desenvolvimentos contemporâneos”. Em abril, a convidada foi a professora de psicologia da Unesp-Bauru Patricia Porchat, que tratou de “Gêneros não-binários: identidade ou identificação” e, em maio, o psicanalista da SPPA Sergio Lewcowicz abordou “Cenários masculinos na contemporaneidade”.

Atualmente existem 2 grupos de estudos dentro do COWAP/SPPA um tratando de Parentalidades, coordenado por Lígia Somenzi e Mirian Santis e o outro com enfoque no Feminino, coordenado por Laura Meyer da Silva.