Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

ANO 20 • • Nº 38

ÓRGÃO OFICIAL DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE

Porto Alegre | RS

Diretoria científica aposta na diversidade cultural

  • Webinar sobre a obra de Everett reuniu centenas de participantes

Uma das proposições da SPPA, alinhada ao legado do espírito freudiano, entende que a psicanálise não deve isolar-se da comunidade científica, mas sim encontrar o seu lugar dentro dela, em uma visão de mundo mais ampla. À frente da Diretoria Científica, o psicanalista Maurício Marx e Silva analisa que “sobre as muitas lições que poderemos aprender desse período extraordinário da pandemia, provavelmente uma das mais importantes será a vivência ‘na carne’ de que as fronteiras são muitas vezes artifícios aos quais damos concretude, principalmente a partir de nossas defesas narcísicas. Nunca o ‘narcisismo das pequenas diferenças’ de Freud foi tão relembrado”.

Segundo ele, “fronteiras entre países, etnias, religiões, áreas da ciência e segmentos sociais... dogmas quanto à técnica psicanalítica que poderiam levar muitos anos em debates insolúveis foram modificados, por necessidade, em semanas. Reações de radicalização por defesas identitárias, esperadas, devem ser transitórias e não podem apagar a força das vivências”.

Nesse espírito, aconteceu a atividade de encerramento do ano científico, quando a SPPA novamente recebeu o antropólogo e linguista Daniel Everett, professor da Universidade de Bentley, Massachussetts. “Se, na nossa atividade inaugural deste ano científico, ele veio nos falar sobre as origens da linguagem na evolução, área onde suas ideias estão causando grande repercussão, desta vez, debatemos um tema mais complexo e crucialmente relacionado com a nossa práxis: a Matéria Escura da Mente – o inconsciente articulado culturalmente”, explica o diretor.

Conceitos como “Conhecimento tácito do mundo”, “Conhecimento relacional implícito”, “Memória social implícita”, “Inconsciente não-reprimido”, já são debatidos há décadas na filosofia da mente, na neuropsicologia e por importantes autores e grupos psicanalíticos. Todas estas formulações aproximam-se, com pequenas diferenças, do que Everett chama de Dark Matter of the Mind.

O webinar com o debate em torno do conteúdo do livro de Everett se deu no dia 11 de dezembro, às 10h, pela plataforma Zoom, com o presidente da SPPA, José Carlos Calich, com o psicanalista Cesar Luís de Souza Brito e com Aline Wageck, presidente da Associação Brasileira de Candidatos.